Pesquisar
Close this search box.

a_ponte

Escola Municipal de Teatro/Sistema Faces de Ensino foi selecionada para se apresentar na mostra nacional a_ponte – Cena do Teatro Universitário do Itaú Cultural na cidade de São Paulo.

Published

on

O teatro desenvolvido em Primavera do Leste é modelo em todo Brasil, seja na representação dos seus grupos profissionais: Teatro Faces, Faces Jovem e Grupo Primitivos; seja no campo da formação com os incríveis 400 alunos atendidos por semestre a Escola Municipal de Teatro com o sistema Faces de Ensino. Abrindo as ações de 2024 o Espetáculo Sobre o Velho Novo Costume que tem direção de Ana Paula Dorst e foi selecionado para compor a programação do a_ponte – Cena do Teatro Universitário do Itaú Cultural, na cidade de São Paulo. O evento, que ocorre entre os dias 23 e 27 de janeiro, destaca-se como uma vitrine para a renovação da cena teatral, reunindo estudantes de artes cênicas de todo o país.

A Escola Municipal de Teatro de Primavera do Leste é uma realização da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult). A escola trabalha com oficinas de teatro de maneira gratuita em diversos espaços do município somando 12 polos, atingindo, inclusive, a zona rural em dos mais bonitos projetos de garantia de acesso. Trabalhando de forma integrada com a sociedade, atuando dentro das escolas municipais, estaduais e projetos sociais, agregando parcerias de ações de teatro para o desenvolvimento de crianças (a partir de 5 anos de idade) e de adolescentes, fomentando conscientização cidadã e formação cultural. Fundada em 2010, a Escola completa 14 anos em 2024 e desde sua fundação trabalha pedagogicamente através da montagem de espetáculos (prática) e na importância de todos participarem de todas as etapas da montagem. Traz situações interessantes como direção compartilhada em todas as turmas e, principalmente, os professores que atuam hoje na escola, surgiram nos próprios polos da escola.

Leia Também:  Disseminação do medo

A turma responsável por levar a produção teatral de Primavera do Leste/MT para o palco do Itaú Cultural é composta por alunos e alunas do Núcleo de Experimentação Artística, uma das 24 turmas da Escola Municipal de Teatro. Sob a condução da Professora Ana Paula Dorst, esses jovens atuantes têm se dedicado a criação cênica do espetáculo desde o ano de 2022, resultando em uma montagem no formato híbrido, na qual o fazer teatral presencial e online se entrecruzam, a qual é fundamentado na atual pesquisa de doutorado da professora.

A apresentação da Escola Municipal de Teatro está marcada para o dia 24 de janeiro, às 20h00, na Sala Itaú Cultural. O espetáculo, intitulado ‘Sobre o Velho Novo Costume’, traz questões que promete emocionar e surpreender o público, levando consigo a essência e a expressividade das artes cênicas de Primavera do Leste para o coração cultural de São Paulo.

 

Ficha Técnica

Encenação: Ana Paula Dorst

Concepção e execução de Iluminação: Kiko Sontak

Figurino: Ana Paula Dorst

Sonoplastia: Marcione Neves 

Texto: Livre adaptação da obra Aquele que diz sim/Aquele que diz não de Bertolt Brecht.

Leia Também:  Novo Código de Obras promete trazer maior agilidade no desenvolvimento urbano em cidade de MT

Atuantes: Carla Oliveira, Antonio Junior, Allan Bottega, Michael Douglas, Giovanna Frota, Marcione Neves, Raquel Elias, Camila Wandscheer.

Fotografia: Fred Gustavos

Fonte: Cultura

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

OURO PARA MATO GROSSO

O Cuiabano , atleta olímpico Igor Queiroz colocou seu clube Pantanal wrestling no radar das competições internacionais, orgulhando seu Estado, Mato Grosso.

Published

on

O Cuiabano , atleta olímpico Igor Queiroz colocou seu clube Pantanal wrestling no radar das competições internacionais, orgulhando seu Estado, Mato Grosso.

Igor Queiroz tem 23 anos é Cuiabano morador do Bairro Tijucal e carrega consigo a frase como bordão, Do Tijucal para o Mundo.

Conquistou nessa segunda-feira 25 de novembro de 2024 em Niterói RJ Estádio Caio Martins o seu 21 título como campeão Brasileiro , colocando Cuiabá a capital do Pantanal e do Agro Negócio nos holofotes das competições internacionais.

Igor Queiroz fez 4 grandes lutas vencendo todas por superioridade técnica.

A Primeira luta fizemos contra o Rio de Janeiro e as outras lutas fiz contra atletas de São Paulo.

Lutamos contra atletas que já tinham títulos de Pan-Americano o que elevou o nível da competição, mais essa vitória foi nossa , e eu dedico a todos Cuiabanos , Mato-grossense e aos pantaneiros de Barão de Melgaço. Povo lutador onde guardo raízes.

Na entrevista perguntamos qual a importância desse título para Igor Queiroz.

Leia Também:  Mato Grosso recebe R$ 50,8 milhoes de emendas sendo R$ 35,3 milhões para a saúde

Ele disse que esse título tem uma grande importância para ele e sua família pois ele teve um ano perturbado por uma não atuação no pré-olímpico onde teve que se reinventar, foi para os Estados Unidos buscar treinamento treinou um período de 3 a 4 meses de forma reduzida pois teve que trabalhar para se sustentar e retornar a luta sendo campeão Brasileiro. Foi uma honra pra ele.

Meu maior objetivo agora é ser campeão Pan-Americano assim somar esse título em todas as bases que passei , sendo campeão Pan- Americano Cadete , Pan- Americano Júnior e agora na categoria Sênior Rumo ao México mais uma vez.

Deus já me abençoou com 2 títulos Pan-americano no México agora vou buscar a 3ª vitória 🥇.
Conto com a torcida de todos vocês e fechamos o ano com mais uma vitória, a palavra de ordem é gratidão!

Parabéns Igor, seu Estado tem orgulho de você, estaremos torcendo !

@marinha do Brasil
@projeto Olímpus
@CuiabaMT
@clubepantanalwrestling

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA