Ao concluir o quarto mandato como presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, o deputado Eduardo Botelho destacou que seu grande legado foi a aprovação do pacote de medidas fiscais, em 2019, que possibilitou a recuperação econômica do estado.
Em coletiva à imprensa nesta sexta-feira (31), dia em que encerra oito anos à frente da Casa de Leis, Botelho também ressaltou a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal estadual, considerada um marco para a população.
“Seremos lembrados pela aprovação das medidas fiscais. Aqui fizemos a grande mudança para a recuperação e transformação de Mato Grosso nessa grande potência. Então, vamos ser lembrados por esses projetos duradouros que fizemos e aprovamos. Um deles é a Lei de Responsabilidade Fiscal estadual, que proíbe qualquer gestor de gastar irresponsavelmente e deixar contas para o próximo; que impede o início de obras sem recursos garantidos para sua conclusão”, afirmou Botelho durante café da manhã com jornalistas na Sala do Colégio de Líderes da Presidência.
Questionado se houve mais erros do que acertos, ressaltou que o empenho e dedicação resultaram em avanços significativos para o estado.
“Fizemos grandes mudanças, trazendo melhorias para todo o Estado e para os servidores. Durante a pandemia, estivemos ao lado da população e direcionamos recursos da Assembleia para ampliar o Hospital Metropolitano, referência no tratamento da Covid-19; ajudamos a implantar postos de vacinação; e as primeiras cestas básicas do programa Ser Família foram adquiridas com recursos da Assembleia. Então, acredito que acertamos mais do que erramos”, destacou.
Foto: Vanderson Ferraz/Assessoria de Gabinete
OITO ANOS INTENSOS
Com perfil estadista, Botelho listou inúmeras ações desenvolvidas ao longo dos oito anos à frente da ALMT. Além disso, garantiu que seguirá trabalhando pela reeleição e intensificará as visitas às bases, especialmente nos municípios da Baixada Cuiabana. Já articula, ainda, sua indicação para presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Redação – CCJR.
Durante explanação, apresentou números da gestão aos jornalistas. Sobre o grande Programa de Regularização Fundiária, informou que já destinou mais de R$ 5 milhões para impulsionar a entrega de mais 20 mil escrituras. Até o momento, 24 mil já foram concedidas a famílias das zonas urbana e rural e mais 20 mil já estão nos cartórios.
“Temos orgulho desse programa porque governos anteriores praticamente não avançaram nessa pauta. Criamos um ritmo acelerado, pois o Estado apenas entregava um título que precisava ser registrado em cartório, e muitos não faziam isso, o que fazia o documento perder a validade. Agora, entregamos escrituras, em uma grande articulação com o Tribunal de Justiça e os cartórios, superando burocracias. Um grande legado!”
DEVOLUÇÃO DE RECURSOS
Outro feito inédito na gestão de Botelho foi a devolução de recursos da ALMT para auxiliar o governo no investimento em setores essenciais. Foram R$ 271 milhões repassados ao Estado.
“Fizemos um pacto com os deputados para promover a reforma estrutural da Assembleia. Uma das propostas foi a compra de uma ambulância para cada município, que enfrentava problemas crônicos na saúde. Assim, passamos a ter a cultura da devolução de recursos. Somente na minha gestão, foram R$ 271 milhões repassados ao Estado.”
SERVIÇOS À POPULAÇÃO
A população contou com serviços importantes oferecidos pela Escola do Legislativo e pelo Espaço Cidadania
Escola do Legislativo: 60.045 atendimentos; 5,5 mil cursos EAD; 6.854 capacitações e 752 pessoas na pós-graduação.
Espaço Cidadania: 49 mil pessoas atendidas para emissão de documentos e assistência da Defensoria Pública.
SERVIÇOS LEGISLATIVOS
Botelho também apresentou dados relativos à Secretaria de Serviços Legislativos:
65.177 proposições analisadas; 9.710 projetos de lei;
Além disso, destacou a implantação do Sistema E-Normas, que se tornou referência para outras assembleias no Brasil, e a criação da página Contas do Governo.
CRIAÇÃO DO FEEF
Botelho liderou a luta em defesa dos hospitais filantrópicos. Em 2018, propôs e aprovou a criação do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF-MT).
“Tivemos problemas com os hospitais filantrópicos e criamos o FEEF, direcionando parte dos incentivos fiscais de algumas empresas para essas unidades. Além disso, transferimos parte dos recursos sociais para o atendimento exclusivo de hemodiálise, totalizando cerca de R$ 30 milhões para estruturação e ampliação do serviço.”
Outras ações
A gestão Botelho também trouxe melhorias para os servidores da ALMT, incluindo aumento do auxílio-alimentação e a criação do auxílio-saúde.
Além disso, investiu significativamente na comunicação da Casa de Leis, promovendo a ampliação e expansão da TV Assembleia, da Secom e da Rádio Assembleia.
Destacou, ainda, a criação de Câmaras Setoriais Temáticas, como a que discutiu o combate à violência contra a mulher e resultou em iniciativas como a criação da Procuradoria da Mulher e da Patrulha Maria da Penha.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
A gestão de Botelho se destacou pela eficiência e transparência nos serviços públicos. Entre as iniciativas, ele ressaltou:
Projeto de Modernização, Controle e Acompanhamento das Emendas Parlamentares, que se tornou referência para outras assembleias;
Selo Diamante de Transparência, conquistado pela segunda vez consecutiva.“Essa foi a minha obsessão. Lutei até conseguir implantar o Portal da Transparência”, afirmou.
Ao encerrar a coletiva, Botelho mencionou outras ações relevantes, como:
Destinação de recursos para a construção de creches;
Construção do prédio anexo da ALMT;
Além disso, enfatizou sua atuação na elaboração de 181 leis ordinárias, oito emendas constitucionais e quatro leis complementares de sua autoria.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta quinta-feira (6), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, audiência pública para debater os critérios de cálculo dos Índices de Participação dos Municípios no ICMS (IPM/ICMS), previstos na Lei Complementar 746/2022, consolidada até a Lei Complementar 811/2024.
O encontro teve como foco o impacto do critério “população” sobre os repasses destinados aos municípios, especialmente para Cuiabá.
A audiência foi proposta pelo deputado Faissal Calil (Cidadania), em parceria com a Câmara Municipal de Cuiabá, presidida pela vereadora Paula Calil (PL). O debate reuniu representantes da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, além de economistas.
O deputado afirmou que os efeitos da lei têm causado desequilíbrios significativos nos repasses, sobretudo para as grandes cidades.
“Esse é um reclame não só da Prefeitura de Cuiabá, mas também de municípios como Várzea Grande e Rondonópolis. Embora o valor nominal do repasse pareça semelhante, o percentual caiu muito. Cuiabá, que recebia cerca de 12%, hoje recebe 7%”, explicou.
Faissal destacou que a capital tem arcado com o atendimento regionalizado, principalmente na área da saúde, e assegurou que vai conclamar as lideranças para ajudar nessa força-tarefa.
“Cuiabá recebe pacientes de todo o estado, então a saúde não atende apenas cuiabanos, mas todo o povo mato-grossense. É preciso recompor urgentemente o orçamento do município. Precisamos ter mais políticos envolvidos para salvar o orçamento de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e outros municípios.”
Foto: Helder Faria
A vereadora Paula Calil, presidente da Câmara Municipal, também pediu a recomposição das perdas e defendeu a volta do critério populacional.
“Cuiabá perde mais de R$ 140 milhões por ano. Isso impacta na saúde, na educação e na infraestrutura. O governo federal usa a população como parâmetro, e o governo estadual precisa corrigir esse desequilíbrio”, argumentou.
Paula lembrou que a Câmara mantém termo de cooperação com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para estudar os efeitos da legislação.
“Nós debatemos esse tema desde o início do ano e só uma nova lei poderá corrigir essa injustiça com os grandes municípios”, completou.
O secretário adjunto de Receita de Cuiabá, Thiago Semensato, reforçou que as mudanças nos critérios de cálculo provocaram perdas significativas aos grandes municípios.
“Com a eliminação do critério populacional e a redução do valor adicionado fiscal de 75% para 65%, cerca de 66% da população do estado passou a ser afetada. Sabemos que houve boa intenção na aprovação da lei, mas é hora de revisar os números com base na realidade atual”, afirmou.
Da mesma forma, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), defendeu a revisão dos critérios de repasse do ICMS e reafirmou a necessidade de uma força-tarefa para corrigir as distorções.
“Os números não mentem. Várzea Grande perdeu muito e enfrenta mais dificuldades porque nossa arrecadação própria ainda é pequena. Enquanto Cuiabá, por ser capital, concentra muitos serviços, nós lidamos com uma população em grande parte em situação de vulnerabilidade. Com os critérios atuais, não conseguimos fazer gestão com base na realidade local”, afirmou a prefeita.
Flávia destacou que alguns índices não refletem as demandas reais do município.
“O critério de infraestrutura não considera as necessidades urbanas. Também há distorções na educação, pois são levados em conta apenas os cinco primeiros anos do ensino fundamental, sem incluir creches nem alunos da rede estadual. Isso cria uma injustiça dentro da lei”, pontuou a prefeita, ao acrescentar que a situação impacta diretamente a oferta de serviços à população.
Sefaz propõe ajuste na lei para reduzir desigualdades
Sem falar com jornalistas, o representante da Sefaz-MT, Eliezer Pereira, chefe da Unidade de Pesquisa Econômica e Análise da Receita, apresentou em plenário uma proposta de ajuste na LC 746/2022 para incluir novos critérios de ponderação e aliviar as perdas dos grandes municípios, especialmente Cuiabá.
Segundo ele, a proposta é “ponderar os coeficientes de repasse considerando indicadores como população, educação, saúde, força de arrecadação e agricultura familiar”. Para isso, detalhou que será necessário adequar a legislação estadual e detalhar a metodologia de cálculo em decreto.
Eliezer explicou que o novo modelo busca corrigir os efeitos da criação do coeficiente de infraestrutura, aprovado pela ALMT para equilibrar a distribuição do ICMS Ecológico após decisão judicial.
“A transição foi aprovada para ocorrer em quatro anos, iniciando em 2023 com base nos resultados de 2022, e o impacto financeiro já é percebido em 2024”, disse.
O economista Vivaldo Lopes apresentou um estudo técnico mostrando o impacto financeiro da lei sobre Cuiabá.
“Em 2023, a capital participava com 12% do ICMS distribuído aos municípios. Em 2026, esse índice cairá para 7%, o que representa uma perda anual de aproximadamente R$ 145 milhões”, alertou.
Ele destacou que, embora Cuiabá contribua com cerca de 30% de toda a arrecadação do ICMS estadual, o município recebe apenas R$ 550 milhões do montante repassado aos municípios.
“Se o critério populacional voltasse a ser considerado, Cuiabá poderia receber R$ 1,1 bilhão, praticamente o dobro do valor atual”, explicou Lopes.
Para Vivaldo, a discussão é uma questão de justiça distributiva.
“Enquanto o ICMS reduz para Cuiabá, a demanda por serviços de saúde e educação só aumenta. É preciso redistribuir melhor os recursos”, defendeu.
Representando o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, o economista Maurício Munhoz ressaltou que a exclusão do critério populacional prejudicou as cidades mais populosas.
“Ao tirar a população do cálculo, os grandes municípios perdem, e quem sofre as consequências é o cidadão, porque menos recursos significam menos políticas públicas”, avaliou.
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