Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ARTIGOS

Depressão: pedir ajuda é um ato de coragem

Depressão: pedir ajuda é um ato de coragem

Published

on

Por: Virginia Mendes

Esta semana, li um texto na conta do Instagram do psicólogo e escritor Rossandro Klinjey, que trata sobre depressão. Na publicação, ele contou o exemplo do comediante Whindersson Nunes e da coragem que ele teve ao assumir que precisava de ajuda profissional. A chamada utilizada na postagem, “toda cura começa quando temos coragem de reconhecer nossas dores”, prendeu minha atenção.

Para quem já viveu essa doença, sabe bem o quanto é difícil reconhecer que estamos doentes. Muitas vezes, queremos ser autossuficientes, só que, em determinado momento, o pouco de força que resta acaba. Em outro artigo, já compartilhei que passei por períodos longos de depressão, uma doença silenciosa, muitas vezes incompreendida e cercada de preconceitos.

A depressão é uma doença séria, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e pode ter consequências devastadoras quando não tratada corretamente. O psicólogo e escritor Rossandro Klinjey enfatiza que não é uma simples tristeza passageira, mas sim um transtorno que compromete a forma como a pessoa enxerga a si mesma e o mundo ao seu redor.

Leia Também:  Reunião com proprietários de bares e restaurantes da Praça da Mandioca apresenta potencial do aplicativo do Turismo

É essencial ter empatia, acolhimento e incentivo ao diálogo. Depressão não é falta de Deus ou fé. No meu caso, posso afirmar que a minha fé foi fundamental para minha recuperação, mas a busca por ajuda profissional também foi essencial. Assim como aconteceu com Whindersson Nunes, que teve coragem e buscou ajuda, toda pessoa que enfrenta a depressão precisa fazer o mesmo.

Agora, você deve estar se perguntando: “Tudo bem, Virginia, eu não tenho depressão, nunca passei por isso, mas como eu poderia ajudar uma pessoa nesta condição?”. Ótima pergunta.

A primeira coisa que precisamos fazer é ouvir sem julgamento, permitindo que a pessoa expresse seus sentimentos. Lembra da empatia? Evite comentários como “tem gente em situações piores”. Motive a busca por ajuda profissional, demonstre pequenos gestos de carinho e respeite o tempo de recuperação.

_Virginia Mendes é economista, empresária, primeira-dama de MT e voluntária nas ações do Governo. Em dezembro de 2024, idealizou o Programa SER Família Fé e Vida com apoio do Governo do Estado, MTPAR com a participação do padre Fábio de Melo, com a finalidade de levar mensagem de esperança à população.

Leia Também:  Abertas as inscrições para curso sobre Formação e Reforma do Estado Brasileiro

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ARTIGOS

Virginia Mendes Define Apoio a Cinco Candidatos à Vereadores na Capital: ‘Compromisso Social Acima de Palanques e Holofotes’

PREFERIDOS DE VM

Published

on

A primeira-dama de MT, Virginia Mendes, reconhecida como autoridade política, já definiu seus candidatos a vereador. Desta vez abraçou quatro candidatos. São eles: Édio Martins (PSB), Gabriel Guilherme (UB), Marimax Comazze (UB), Adrya Almeida (PSB) e o atual vereador Dilemário Alencar (UB).

“Os candidatos que escolhi são pessoas comprometidas com o social, que, mesmo sem mandato, cumprem o papel de cidadãos cuidando das pessoas que mais precisam. Isso valorizo muito. No caso do vereador Dilemário Alencar, ele, na minha opinião, foi o vereador que realmente lutou pela população, não teve receio de enfrentar a atual gestão, foi processado pelo atual prefeito, e mesmo assim ele não se intimidou e defendeu a população”, disse Virginia Mendes.

Ela, que na última campanha apoiou Michely Alencar (UB), agora estabeleceu critérios para seu apoio.

“Precisamos de pessoas comprometidas e não de algumas que querem apenas palanque e holofotes”, acrescentou.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Primeira-dama acompanha qualificação de 160 alunas do curso de Hotelaria
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA