Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MATO GROSSO

Mato Grosso destaca cultura, gastronomia e natureza em uma das maiores feiras de turismo da América Latina

Published

on

Mato Grosso participou da Abav Expo 2025, realizada no Rio de Janeiro, de 8 a 10 de outubro, consolidando sua presença em um dos principais eventos do setor turístico da América Latina.

A feira é reconhecida como a maior de posicionamento de mercado do continente, por reunir um público diversificado que inclui agentes e operadores nacionais e internacionais, imprensa e grandes compradores.

Neste ano, o estande de Mato Grosso, com 100 metros quadrados, se destacou pela combinação entre cultura, gastronomia e natureza.

O espaço contou com a presença de representantes dos povos indígenas balatiponé-umutina e haliti-paresi, além de secretários municipais de turismo e 15 operadores que apresentam os principais roteiros do estado.

A programação incluiu ainda a Cozinha Show do chef Marcelo Cotrim, que prepara receitas típicas mato-grossenses ao vivo para o público, e apresentações culturais que celebram a identidade regional, como o violão de João Márcio e a tradicional viola de cocho do mestre Alcides.

A secretária adjunta de Turismo da Sedec, Maria Letícia Costa, destacou o compromisso do Estado em equilibrar desenvolvimento e sustentabilidade, além dos investimentos em turismo como um dos segmentos econômicos em crescimento, com a vinda de mais turistas ao Estado e dos próprios mato-grossenses viajando mais.

Leia Também:  Escola Técnica Estadual de Cáceres lança projeto de conscientização sobre parasitas em ambientes escolares

“Além das belezas naturais, Mato Grosso tem investido fortemente em práticas de turismo responsável. Somos fortes no agronegócio — na soja, no algodão, no milho —, mas fazemos questão de lembrar que preservamos cerca de 60% do nosso território. A sustentabilidade está diretamente ligada à forma como conduzimos o turismo, sempre com responsabilidade e com o apoio de guias locais e empreendedores comprometidos com boas práticas ambientais”, afirmou.

Projeção nacional e internacional

Para o presidente da ABAV-MT e dono de uma agência de turismo em Cuiabá, Omar Canavarros, participar da ABAX Expo é essencial para projetar Mato Grosso no cenário nacional e internacional.

“Esse ano já são mais de 50 anos de evento, e estarmos presentes com estande próprio do Governo de Mato Grosso é de suma importância. É uma forma da gente mostrar para o Brasil e para o mundo as belezas e os pontos turísticos do nosso estado — o Pantanal, o Araguaia, a Amazônia, o Cerrado. Quem não é visto, não é lembrado. E a ABAV é o maior encontro de turismo e negócios da América Latina, com mais de 40 mil visitantes e 2 mil fornecedores. É a principal forma de mostrar o que Mato Grosso tem a oferecer”, afirmou.

Leia Também:  Procon Estadual realiza palestra sobre direitos do consumidor na aldeia Tadarimana

Omar também destacou a importância da infraestrutura e da qualificação profissional para o fortalecimento do setor.

“O turista, quando viaja, quer conforto e um bom atendimento. Por isso, é fundamental termos boas estradas, restaurantes preparados e profissionais capacitados. A cada ano, o número de visitantes tem aumentado, e isso é resultado direto do esforço conjunto entre poder público e iniciativa privada”, completou.

A Abav Expo

Considerada uma feira multifuncional, a Abav Expo vai além da comercialização de pacotes e produtos turísticos, abrindo espaço para a promoção de destinos, o intercâmbio de experiências e a geração de negócios. É também a mais tradicional do segmento, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), e reúne as principais operadoras e agências do país.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Perícias da Politec auxiliam na recuperação de mais de R$ 1 milhão em veículos adulterados

Published

on

Entre os meses de agosto e setembro deste ano, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) realizou 234 perícias em veículos e componentes automotivos com suspeitas de adulteração de sinais identificadores ou provenientes de roubos e furtos. Nesse período, 16 veículos recuperados pela Polícia Civil tiveram confirmadas as adulterações dos sinais identificadores, incluindo número de chassi e numeração de motor, e foram restituídos às vítimas.

Esses veículos recuperados, entre caminhonetes, automóveis e motocicletas de diferentes marcas, somam um valor de mercado estimado em mais de um milhão de reais.

Os laudos periciais, emitidos pela Gerência de Perícias de Identificação Veicular da Politec, são determinantes para a caracterização dos crimes e para a legitimação da propriedade dos veículos, viabilizando que os bens recuperados sejam oficialmente restituídos a seus donos, após o processo de remarcação junto ao Detran, conforme prevê a legislação vigente.

Além das análises técnicas, a equipe da Gerência também participou de importantes operações integradas de segurança pública, como as operações “Compra Segura”, da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos, e as operações “Lei Seca” e “Tolerância Zero Sobre Duas Rodas”, coordenadas pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Leia Também:  Procon Estadual realiza palestra sobre direitos do consumidor na aldeia Tadarimana

Para o gerente da unidade, perito oficial criminal Joel Paim, os resultados refletem a importância da perícia técnica para a investigação de crimes e na devolução de bens à sociedade.

Cada laudo representa não apenas a recuperação de um patrimônio, mas também o fortalecimento da confiança do cidadão nas instituições públicas. A atuação técnica e criteriosa da Politec reforça o compromisso da instituição com a defesa do patrimônio da sociedade e o enfrentamento qualificado à criminalidade, assegurando que a verdade científica contribua diretamente para a Justiça e para a sensação de segurança da população”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA