VÁRZEA GRANDE
Prefeita Flávia Moretti anuncia melhorias de infraestrutura no bairro Santa Cecília após ouvir moradores
Published
2 horas agoon
By
Da Redação
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, esteve presente na manhã desta quarta-feira (24.06) na rua Benedito Gomes da Silva, no bairro Santa Cecília, para ouvir as demandas dos moradores da região, que reivindicam melhorias na infraestrutura, como pavimentação asfáltica, padronização da rede de água e solução para vazamentos.
A prefeita esteve acompanhada do secretário de Viação e Obras, Celso Pereira; do presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Rogerinho da Dakar; do secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton; do secretário de Meio Ambiente, Ricardo Amorim; do secretário de Defesa Social, Louriney Silva; e da secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa.
Segundo a prefeita Flávia Moretti (PL), o bairro foi construído por empresas responsáveis pelas obras, mas os serviços não foram executados de forma adequada.
“A situação do bairro é caótica. As construtoras fizeram manilhamento e drenagem inadequados. A Secretaria de Viação e Obras vai elaborar um projeto para que seja realizado um trabalho eficiente e adequado para esta região. Estamos mapeando o que precisa ser feito para iniciarmos os trabalhos”, afirmou.
O secretário de Viação e Obras, Celso Pereira, destacou que a região apresenta problemas estruturais, como a ausência de bocas de lobo.
“Infelizmente, isso traz prejuízos à população e aos cofres públicos. Vamos realizar o tapa-buracos no interior do bairro e uma obra completa nesta rua, pois a situação é totalmente crítica”, explicou.
A moradora Nilcéia Cristina Silva, que solicitou a reunião, vive no bairro há quatro anos e destacou a importância da visita da gestão municipal.
“Isso é uma grande conquista para a nossa comunidade, pois a prefeita está aqui ouvindo nossos problemas e acompanhando o que enfrentamos diariamente. Esperamos que os serviços sejam realizados e que nossa comunidade possa receber todos esses benefícios”, declarou.
Galeria de Fotos (15 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Meninas são as primeiras várzea-grandenses a receber doses da Pneumo 20
Published
41 minutos agoon
24 de junho de 2026By
Da Redação
A pequena Theodora Leal Mota, de apenas dois meses de vida, foi a primeira moradora de Várzea Grande a receber a vacina pneumocócica 20 (Pneumo 20), na última segunda-feira (23), na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Isabel. Em seguida, foi a vez de Eliza Emanuelly da Silva Souza, de quatro anos, ser imunizada com a nova dose na Unidade de Saúde do bairro Água Limpa.
As meninas simbolizam a importância da vacinação como medida de proteção e prevenção, especialmente com a chegada da Pneumo 20 ao Sistema Único de Saúde (SUS). Até então disponível apenas na rede privada, a vacina podia custar mais de R$ 500.
Desde segunda-feira, as 25 unidades de saúde de Várzea Grande estão abastecidas com o novo imunizante, que passa a integrar a rotina das salas de vacinação do município. As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado e distribuídas aos municípios pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Nesta primeira remessa, Várzea Grande recebeu 800 doses.
A Pneumo 20 protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, principal causadora de doenças graves, como pneumonia e meningite, responsáveis por hospitalizações, sequelas e óbitos.
O principal diferencial da nova vacina é a ampliação da proteção contra os sorotipos mais frequentemente associados à pneumonia invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A, tornando-a mais abrangente do que as formulações anteriores. O imunizante também auxilia na prevenção da otite média, condição que pode evoluir para perda auditiva e, em casos mais graves, infecção generalizada.
O pai de Theodora, Eduardo Júnior Mota Cabral, resumiu o sentimento ao imunizar a filha. “É um momento de alegria, gratidão e alívio pela proteção que ela passa a ter agora”, afirmou.
A enfermeira da Unidade de Saúde do Santa Isabel, Cida Campos, reforçou a importância da vacinação. “É uma vacina segura e que protege contra bactérias causadoras de doenças graves. É fundamental que pais e responsáveis levem seus filhos para receber esse imunizante em qualquer unidade de saúde da cidade”, destacou.
Na Unidade do Água Limpa, Eliza Emanuelly também foi acompanhada pelo pai, José Souza. Apesar do receio inicial diante da seringa, a menina foi rapidamente consolada com um pirulito oferecido pela enfermeira e responsável técnica da unidade, Lucimar Barbosa.
“Estamos em um período crítico para as doenças respiratórias. Há registros de meningite no Estado e as unidades de pronto atendimento estão lotadas de crianças com sintomas gripais. A vacina salva vidas, reduz a circulação de agentes infecciosos e evita o agravamento dos quadros clínicos”, enfatizou Lucimar.
Público-alvo
A enfermeira responsável pela Imunização da Atenção Primária de Várzea Grande, Patrícia Pretel Feitosa, explica que a Pneumo 20 passa a integrar o calendário básico de vacinação infantil. A primeira dose deve ser aplicada aos dois meses de idade, com a Pneumo 20; a segunda, aos quatro meses, com a Pneumo 10; e a dose de reforço, aos 12 meses, novamente com a Pneumo 20.
“A criança com até 4 anos, 11 meses e 29 dias que estiver com alguma dose em atraso deve procurar a unidade de saúde mais próxima, levando o cartão de vacinação, para verificar sua situação vacinal e receber a Pneumo 20”, orientou.
Segundo Patrícia, a rotina das Unidades Básicas de Saúde permanece a mesma. “Estamos ofertando mais uma vacina destinada principalmente às crianças menores de dois anos. É importante que pais e responsáveis procurem as unidades para garantir essa proteção”, concluiu.
Parceria entre Governo e municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia: “Visão dessa gestão nos ajuda a planejar as obras”, afirma prefeito
Comissão aprova criação de programa de transporte público entre municípios do interior
Juiz do Centro de Solução de Conflitos de Rondonópolis realiza bate-papo com estudantes do Senai
CDH aprova penas maiores para crimes de violência sexual digital contra menores
Vai à CTFC divulgação de banco de dados sobre violência contra a mulher
CUIABÁ
Virginia Mendes, madrinha da 1ª turma do Projeto Decolando, participa de aula inaugural
Virginia Mendes, madrinha do projeto decolando.
Virginia Mendes comemora sanção de lei que amplia proteção a mulheres vítimas de violência
Lei cria alerta imediato para proteger mulheres em situação de risco.
Abilio chega ao Top 15 da política brasileira e se consolida como o prefeito mais influente do país nas redes
PESQUISA NACIONAL
VÁRZEA GRANDE
Meninas são as primeiras várzea-grandenses a receber doses da Pneumo 20
A pequena Theodora Leal Mota, de apenas dois meses de vida, foi a primeira moradora de Várzea Grande a receber...
Campanha Scratch Day 2026 mobiliza mais de 40 escolas e fortalece aprendizagem criativa em Várzea Grande
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) promoveu, durante os meses de maio e junho, ações que...
Prefeita Flávia Moretti anuncia melhorias de infraestrutura no bairro Santa Cecília após ouvir moradores
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, esteve presente na manhã desta quarta-feira (24.06) na rua Benedito Gomes da Silva,...
MATO GROSSO
Parceria entre Governo e municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia: “Visão dessa gestão nos ajuda a planejar as obras”, afirma prefeito
O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quarta-feira (24.6), convênios para a realização de R$ 110 milhões em investimentos nos...
Juiz do Centro de Solução de Conflitos de Rondonópolis realiza bate-papo com estudantes do Senai
O auditório do Senai de Rondonópolis lotou, na terça-feira (23), para receber um encontro estratégico entre o Poder Judiciário de...
Curso sobre Direitos Humanos mobiliza magistrados e reforça aplicação de normas internacionais
Magistrados(as), assessores(as) e servidores(as) do Poder Judiciário de Mato Grosso participam de uma formação estratégica voltada à aplicação dos tratados...
POLÍCIA
Polícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto
Policiais militares do 4º Comando Regional prenderam, na noite desta terça-feira (23.6), um homem de 34 anos, foragido da Justiça...
Ação integrada da PM e PJC apreende 32 quilos de entorpecentes em Colíder
Uma ação conjunta de policiais militares do 9º Comando Regional com a Polícia Judiciária Civil apreendeu, na noite desta segunda-feira...
Polícia Civil prende motorista de ônibus investigado por estupro de vulnerável em Rondonópolis
A Polícia Civil cumpriu, na tarde dessa terça-feira (23.6), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 27 anos,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Diamantino7 dias agoPrefeitura de Diamantino divulga resultado preliminar da fase de habilitação do Prêmio Cultural PNAB 2026
-
POLITÍCA NACIONAL7 dias agoPrefeitos participarão de debate no Senado sobre fim da escala 6×1
-
POLITÍCA NACIONAL7 dias agoCâmara aprova projeto que autoriza ensino da robótica na rede escolar
-
POLITÍCA NACIONAL7 dias agoComissão aprova aumento de integrantes dos conselhos regionais de Biologia e Biomedicina
-
POLITÍCA NACIONAL7 dias agoCâmara aprova projeto que autoriza ensino da robótica na rede escolar; acompanhe
-
Ministério Público MT7 dias agoLeis de Sinop e Alta Floresta são consideradas inconstitucionais
-
VÁRZEA GRANDE7 dias agoDAE-VG realiza parada programada na ETA I para instalação de novos equipamentos nesta quarta-feira
-
ESPORTES7 dias agoInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
